Desenvolvido por: ICI Comunicação

Acesso Restrito

Entrar
  • Banner
  • Banner
  • 1
  • 2
  • 3

Novidades

21/12/2017

Conheça o significado de alimentos típicos da Ceia de Natal

Lembrando a todos que o Mercadão funciona até as 16h no dia 24, fechando apenas no dia 25 de dezembro.


Os últimos dias de dezembro certamente constituem um dos períodos do ano mais aguardados por todo mundo. E não é para menos: é uma ótima oportunidade de se reunir com os familiares e amigos, em especial na noite do dia 24 de dezembro, a chamada Ceia de Natal.

Consta que essa tradição teve início com um antigo costume dos povos europeus, que deixavam suas casas abertas
no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos e, assim, confraternizarem juntos com uma grande variedade de comes e bebes.

Com o passar dos anos, esse costume foi se espalhando pelo mundo, os pratos foram incorporando as particularidades de cada região e se adaptando às culturas locais.

Confira abaixo o significado de alguns dos principais alimentos que costumam fazer parte das ceias natalinas em diversos países, inclusive aqui no Brasil:

Frutas secas: têm ligação muito forte com o solstício do inverno e simbolizam a promessa de ausência de fome e pobreza, ou seja, representam abundância e prosperidade.

Panetone: diz a lenda que o panetone foi criado por um padeiro italiano chamado Toni, para impressionar uma moça por quem ele teria se apaixonado. O alimento também teria relação com o pão da Santa Ceia.

Peru: o consumo dessa ave no Natal tem origem nos Estados Unidos, em 1621 onde o peru é um prato tradicionalmente servido no Dia de Ação de Graças e outras importantes datas.

Pernil: os hebreus tinham hábito de consumir pernil de cordeiro assado. Na falta de cordeiro, o pernil de porco passou a ser consumido nas ceias natalinas.

Rabanada: inventada pelos portugueses, representa a renovação do alimento, já que é feita com pães amanhecidos.

Vinho: é, sem dúvida, a bebida mais tradicional do Natal. Para os católicos, o vinho é considerado o "sangue de Cristo" e representa vida e comemoração.


Aproveitamos para desejar uma farta ceia a todos os clientes e amigos do nosso querido Mercadão! Lembrando que ainda dá tempo de fazer as compras, já que o local funciona até as 16h00 na véspera do Natal, fechando apenas no dia 25 (segunda-feira). Confira a programação aqui.



 

  • Mortadela Brasil
  • Banner
  • Famiglia Rivitti
  • Ponto 27

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP

Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Banner