Desenvolvido por: ICI Comunicação

Acesso Restrito

Entrar
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Resultado de busca

Sushi já figura em 2º lugar na preferência dos brasileiros

Confira algumas curiosidades sobre esse prato típico da culinária japonesa.


Qual é o prato favorito dos brasileiros? Se você pensou em churrasco, acertou. Mas em segundo lugar - inclusive à frente da feijoada, tradicional prato da culinária
nacional - já aparece o sushi, mostrando que a comida japonesa caiu de vez no gosto popular. É o que mostra uma recente pesquisa realizada pelo Groupon sobre preferências e comportamentos gastronômicos em cinco países da América Latina (leia mais aqui).

Aproveitando que hoje, 18 de junho, comemora-se aqui no Brasil o Dia da Imigração Japonesa, confira abaixo algumas curiosidades sobre esse prato que faz tanto sucesso em diferentes partes do mundo:

1- O sushi surgiu de uma técnica milenar de conservação de peixes, que eram prensados com sal no arroz avinagrado com o objetivo de fermentar por alguns dias antes de ser efetivamente consumido.

2- Todo peixe usado para fazer sushi precisa ser tratado com sal e vinagre.

3- O ingrediente principal do sushi é o arroz, e não o peixe, como muitas pessoas pensam.

4- Originalmente os sushis eram consumidos com as próprias mãos, e não com os hashis (nome que se dá àqueles pauzinhos), que eram usados apenas para comer sashimis.

5- O sushi deve ser consumido em uma única mordida.

6- Desperdiçar shoyu é considerado falta de educação. Coloque apenas um pouco do molho, completando depois, se necessário.

7- Não se deve mergulhar o arroz no molho, e sim apenas o peixe.

8- Entre um sushi e outro, recomenda-se degustar uma pequena fatia de gengibre em conserva (gari), para neutralizar o sabor do sushi anterior e apreciar melhor o próximo.

9- Os japoneses não têm o hábito fazer sushi em casa, porque eles consideram que apenas um chef especialista (sushiman) é capaz de fazer um bom sushi.

10- Existem diversos tipos de sushi, que variam de acordo com o formato e o recheio. O temaki (em forma de cone) também é um tipo de sushi.

No Mercadão, a cultura japonesa também marca presença por meio de sua culinária inconfundível. No Japa 25, que fica no mezanino, você pode saborear uma variedade de combinados, sushis, porções, pratos quentes, sashimis e sobremesas. Já no empório Bamboo, que fica na Rua A Box 5, você encontra tudo o que precisa em produtos orientais, nacionais e importados, para levar para sua casa. 

No Salada Paulistana, que fica na Rua J Box 24/26, você ainda pode se deliciar com uma espécie de caipirinha de tomate feita de saquê, que recebe o nome de Kasato Maru. Para ver a receita esse drinque que homenageia a comunidade japonesa, clique aqui.


  • Banner
  • Banner
  • Famiglia Rivitti
  • Banner

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP

Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Banner