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29/09/2011

Chás: veja como garantir efeitos benéficos para sua saúde

Confira o artigo da nutricionista Daniela Freitas Martins.


Por Daniela Freitas Martins*

Chá verde, chá branco, chá vermelho... De tempos em tempos, ouvimos a notícia de que um determinado chá pode eliminar peso e prevenir ou até curar doenças. Associado a essa divulgação, por vezes de forma errônea, soma-se um pensamento comum: “É natural, se bem não fizer, mal não fará!”. Mas muitas vezes isso não é verdade. A melhor forma de garantir que um produto não se tornará um vilão para sua saúde é consultando um especialista para verificar se não há contra-indicação em seu caso, que pode estar relacionada a diversos fatores, como doenças existentes ou anteriores e uso de medicamentos específicos, por exemplo.

O chá branco, o verde e o preto derivam da mesma planta, a Camellia sinensis, porém as diferenças resultantes entre eles - como cor e sabor - ocorrem devido ao nível de fermentação ou oxidação que podem sofrer. Numa escala do mais benéfico para o menos benéfico, podemos citar o branco, o verde e o preto, nessa ordem. Essa classificação é baseada na concentração de polifenóis, substâncias que justificam suas propriedades funcionais.

Essas substâncias, em especial as catequinas, estão presentes na composição das folhas da Camellia sinensis e possuem ação antioxidante, que trazem diversos benefícios, entre eles:

- Auxiliam na redução dos níveis circulantes de LDL - fração maléfica do colesterol, que causa danos às artérias - e, por isso, reduzem o risco de doenças cardiovasculares;

- Auxiliam na redução de risco de câncer por bloquear as alterações que ocorrem nas células que causam tumores.

Além disso, o chá verde parece auxiliar na redução da gordura corporal, podendo, assim, ser utilizado como auxiliar no tratamento da obesidade. Mas lembre-se: para uma perda saudável de peso corporal - e manutenção do peso ideal -, é importante incorporar a prática de atividades físicas e de hábitos alimentares igualmente saudáveis.

Para garantir que os efeitos benéficos dos chás sejam aproveitados e reduzir possíveis efeitos negativos ao organismo, observe as dicas abaixo:

- Verifique na embalagem a composição do produto. É importante que a erva utilizada seja realmente a Camellia sinensis. Fique atento porque há produtos vendidos com essa denominação, mas com uma composição desconhecida, podendo, inclusive, ser de folhas maléficas. Evite comprar a granel, já que na maioria das vezes não há rotulagem para verificar sua procedência e composição;

- Sempre que possível, prefira a erva fresca ou seca, já que as versões em sache para infusão e solúvel parecem ter menor concentração de polifenóis;

- Na hora de preparar, siga as instruções: aqueça a água até que se formem bolinhas na superfície, mas não deixe ferver; acrescente as folhas na proporção de 4 colheres (sopa) da erva fresca ou 2 colheres (sopa) da erva seca; deixe abafado por 2 a 3 minutos. O resultado é uma bebida de cor verde clara e com sabor suave. Não deixe a água ferver e nem ultrapasse o tempo de abafamento, pois isso pode reduzir suas propriedades funcionais e resultar em um chá de sabor amargo;

- Sempre que possível, prepare o chá na quantidade que consumirá naquele momento. Caso seja necessário preparar uma quantidade maior, conserve-o por no máximo 8 horas;

- A recomendação de consumo diário é de 4 a 6 xícaras, mas evite consumir durante as refeições, pois o chá contém substâncias que reduzem a absorção do ferro, um mineral importante na manutenção de nossa saúde;

- Pessoas hipertensas, com doenças cardiovasculares, que sofrem de insônia, gastrite e/ou problemas renais, além de gestantes e lactantes, não devem consumir chá verde, enquanto que indivíduos saudáveis não devem exceder a quantidade recomendada, já que é um produto rico em cafeína que, em grandes quantidades, pode causar elevação da pressão arterial, taquicardia, dores de cabeça e náuseas.

* Nutricionista formada pela PUC Campinas, com pós-graduação em Nutrição Clínica e em Gastronomia Funcional.

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