Desenvolvido por: ICI Comunicação

Acesso Restrito

Entrar
  • Banner
  • Fotos
  • Mercadão
  • 1
  • 2
  • 3

Resultado de busca

15/03/2013

Carne de cordeiro é excelente pedida para celebrar a Páscoa

Saiba mais sobre o hábito de se comer esse tipo de carne, que você encontra à venda no Mercadão.


Embora as tradições alimentares variem de país para país, de acordo com a religião predominante e a cultura local, o hábito de se comer cordeiro na Páscoa pode
ser observado em diversos lugares do mundo, inclusive aqui no Brasil, onde esse tipo de carne tem sido cada vez mais procurado e apreciado.

Rivaldo Cavalieri, dono do açougue O Rei dos Cabritos, lembra que a carne de cordeiro marca presença na Páscoa Judaica desde sua primeira celebração, aproximadamente no ano de 1445 a.C. "Foi quando
teve início a tradição de cada família escolher um cordeiro ou cabrito (sem defeitos e com a idade de um ano) para ser abatido e comido assado, acompanhado de pão ázimo (o matzá, uma espécie de pão assado sem fermento, preparado apenas com farinha e água)
e ervas amargas."

Vale observar que, para os judeus, a Páscoa – ou Pessach, que em hebraico significa “passagem” – é uma forma de recordar e celebrar a libertação do povo hebreu do Egito antigo, enquanto para os cristãos (católicos e protestantes) ela representa a ressurreição de Jesus Cristo. Neste ano, a Páscoa Judaica, que dura oito dias, terá início na noite do dia 25 de março e se encerrará na noite do dia 2 de abril.

O cordeiro também está presente nas celebrações da Páscoa Ortodoxa (ou Grega), sendo normalmente assado no espeto e servido no Domingo de Páscoa, assinalando, assim, o fim do jejum da Quaresma. Além da Grécia, onde o catolicismo ortodoxo é considerado a religião oficial, Bulgária, Chipre, Líbano, Macedônia, Romênia e Ucrânia estão entre os países que comemoram a Páscoa Ortodoxa. Neste ano, a Páscoa Ortodoxa, que se baseia no antigo calendário Juliano, será celebrada no dia 5 de maio do calendário Gregoriano (o que usamos).

Sobre o cordeiro - De textura macia e saborosa, a carne de cordeiro – nome que se dá ao filhote do carneiro e da ovelha – tem alto valor nutritivo e é rica em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, ferro e potássio. "Também é fácil de preparar, podendo ser assada, grelhada ou cozida", complementa Rivaldo.

Veja abaixo três deliciosas receitas que levam cordeiro, para você preparar na sua Páscoa. E não se esqueça: você encontra esse e diversos outros tipos de carne, em diferentes cortes, à venda nos melhores açougues do Mercadão durante o ano todo.

- Paleta de Cordeiro ao Vinho e Alecrim

- Costela de Cordeiro com Ervas

- Risoto de Pernil de Cordeiro com Castanhas Portuguesas



  • Mortadela Brasil
  • Banner
  • Famiglia Rivitti
  • Banner

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP

Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Banner