Categories: Novidades
      Date: Feb  6, 2018
     Title: Noz-moscada pode ser usada tanto em pratos doces quanto salgados
Saiba mais sobre essa especiaria que você encontra à venda no Mercadão em grãos ou em pó.


Proveniente da espécie Myristica fragans, popularmente chamada aqui de moscadeira, a noz-moscada é uma das especiarias mais apreciadas e valorizadas desde a antiguidade por suas propriedades aromáticas e curativas.

Inicialmente apenas encontrada na Indonésia, hoje é cultivada também em países como Índia, Sri Lanka, Papua Nova Guiné, Singapura e Colômbia, em algumas ilhas do Caribe e no Brasil, principalmente no sul da Bahia.

De sabor adocicado, aromático e levemente picante, a noz-moscada - que você encontra à venda no Mercadão nas versões em grão e em pó pode ser usada tanto em pratos doces quanto salgados, sendo muito utilizada, principalmente na Europa, como condimento na indústria frigorífica.

Também é indicada para dar um toque especial a coberturas de bebidas, como capuccinos, cafés e até mesmo vinhos. Além disso, é bastante empregada na indústria farmacêutica, na perfumaria e na tabacaria.

Vale ressaltar que, ainda que diversos relatos e estudos apontem a noz moscada como benéfica para a prevenção de doenças cardíacas e no tratamento de reumatismo, problemas nervosos, digestivos e até mesmo dores de dente, seu consumo em doses elevadas pode causar sérios problemas à saúde. Por isso, o recomendado é não ultrapassar 30 gramas diárias (o equivalente a 6 pequenas colheres de chá).