Categories: Novidades
      Date: Jul 12, 2017
     Title: Atemoia reúne qualidades da fruta-do-conde e da cherimoia

Conheça mais sobre essa fruta exótica que você encontra à venda nas bancas do Mercadão.




Resultado do cruzamento da fruta-do-conde - também conhecida como ata - com uma fruta andina chamada cherimoia, a atemoia existe desde o início do século 20
em países como Estados Unidos e África do Sul. Mas foi somente a partir de 1950 que essa fruta começou a ser cultivada no Brasil, tendo hoje maior presença nas regiões
Sul e Sudeste do país.

A atemoia possui casca rugosa e pontiaguda, como a da graviola, e tem em seu interior uma polpa branca e macia,
com sementes longas e pretas. Segundo César Gomes, um dos sócios da banca de frutas Irmãos Gomes, o pico de sua colheita se dá entre os meses de maio e julho, geralmente estendendo-se até setembro.

Além de possuir alto teor de carboidratos, essa fruta é considerada rica em potássio - mineral imprescindível para quem faz atividade física ou precisa controlar a pressão arterial - e tem altos índices de vitamina C, que auxilia contra inflamações e na desintoxicação do organismo.

Saborosa e doce, a atemoia - que quando madura pode alcançar até 2 quilos - normalmente é consumida "in natura", mas também fica uma delícia quando usada na preparação de sucos, sorvetes, doces, geleias e compotas e pode, ainda, ser utilizada em saladas.