Categories: Novidades
      Date: Jun 13, 2018
     Title: É época de mexerica e tangerina! Sabe qual a diferença entre elas?
Não importa qual a fruta que você procura: nas bancas do Mercadão você encontra as melhores!


Aproveitando que hoje, 8 de junho, é dia do citricultor (profissional que se dedica ao cultivo de frutas como laranja, tangerina e limão), você sabe distinguir uma tangerina de uma mexerica?

Apesar de serem da mesma família e terem sabor e aroma parecidos, elas são de espécies diferentes. Ambas, no entanto, são bastante ricas em vitaminas - em especial a C, que fortalece as defesas do organismo -, fibras, que favorecem o trato intestinal e também dão a sensação de saciedade, e sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo.

Mas vamos às diferenças. A maioria das tangerinas é da espécie Citrus reticulata e tem casca mais grossa que a mexerica, que vem da planta Citrus deliciosa, que normalmente dá frutos menores. Além de ter a casca mais grudada aos gomos, a mexerica também possui mais óleos essenciais que a tangerina, o que faz com que o cheiro ao descascar a fruta seja mais forte e ligeiramente ácido.

Aqui no Brasil, a tangerina ponkan - que tem gosto mais doce que outros tipos de tangerina - é a variedade mais conhecida. Também é bem popular a tangerina-cravo, que costuma amadurecer antes da ponkan e produzir frutos mais ácidos. Outro tipo que vem fazendo sucesso pelo seu sabor e tamanho é a tangerina dekopon (veja foto), que não tem semente e pode pesar até um quilo.

Você encontra essas e outras delícias, todas bem fresquinhas, à venda nas melhores bancas de frutas do Mercadão. Aproveite que está começando a temporada de mexerica e tangerina e leve as suas preferidas para casa!