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Todo mundo sabe que alimentar-se bem é uma das formas de manter a saúde em dia. Mas alguns alimentos - especialmente os que são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras - são indispensáveis para quem deseja fortalecer a imunidade do organismo e, assim, evitar uma série de doenças, entre elas gripes e resfriados.

Entre os alimentos que atuam como aliados do nosso corpo estão frutas cítricas como laranja, acerola, limão e mexerica, que são ótimas fontes de vitamina C, e os vegetais de coloração verde-escura, como brócolis, couve, rúcula e espinafre, que contêm ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que ajudam o organismo a resistir a infecções.

Alho, cebola, gengibre, cogumelos, castanhas (como nozes, amêndoas e castanha do Pará), iogurte natural, peixes e ostras também fazem parte da lista de alimentos capazes de deixar as defesas naturais do organismo em ordem. Por outro lado, deve-se evitar o consumo de açúcar refinado, cafeína, sal, álcool e alimentos industrializados e ricos em gorduras trans.

Nos links abaixo, você confere matérias interessantes sobre como turbinar seu sistema imunológico:

Bem Estar/Globo: Manter uma dieta saudável aumenta a imunidade e reduz o risco de doenças

Bolsa de Mulher: 10 alimentos que vão deixar sua imunidade a mil

iG Saúde: 17 alimentos para melhorar a imunidade

Mais Equilíbrio/Terra: Alimentos para aumentar a sua imunidade

MdeMulher/Abril: Imunidade: 4 alimentos para turbinar as defesas do corpo

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