Fruta é ainda excelente fonte de fibras e minerais, com destaque para o potássio.


bananamercadaoVocê pode ingeri-la no café da manhã ou então no pré-treino, junto com um cereal integral como aveia, linhaça ou semente de chia. Também é ótima pedida para um lanche intermediário da manhã ou da tarde, podendo também ser acompanhada de um iogurte ou então batida com leite desnatado.

Sim, estamos falando de uma fruta bem popular: a banana, que também é uma das mais práticas para o consumo diário, uma vez que sua casca constitui uma embalagem individual de fácil remoção e ao mesmo tempo higiênica.

Rica em carboidratos, a banana é também excelente fonte de fibras e minerais importantes para a saúde intestinal e metabólica, com destaque para o potássio, que é responsável pelo equilíbrio de água e sódio no nosso organismo, pela regulação neuromuscular e também pelo crescimento das células. A carência de potássio pode levar a cãimbras e lesões - daí o consumo de banana ser recomendado especialmente para os praticantes de atividades físicas.

O que muita gente não sabe é que a banana pode ainda ser uma ótima aliada na redução do estresse e da ansiedade, uma vez que contém triptofano, um aminoácido essencial que quando ingerido é levado para o sistema nervoso central onde será convertido em serotonina, neurotransmissor que leva à sensação de bem-estar.

Ainda que não haja uma recomendação oficial sobre a quantidade de bananas a serem ingeridas diariamente, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere o consumo de 5 frutas todos os dias - e de preferência diferentes, a fim de obter nutrientes diversificados - consumir de 1 a 2 bananas ao dia seria o ideal para um indivíduo sem restrições alimentares. Na dúvida, fica valendo a recomendação de consultar sempre seu nutricionista ou médico.




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