No Mercadão você encontra mais de 20 lojas especializadas em carnes de diversos tipos e cortes.


Tem coisa mais gostosa que reunir a família e os amigos para um churrasco? Aproveitando que nesta segunda-feira (30 de setembro) comemora-se o dia do churrasqueiro, separamos alguns lembretes para você fazer ainda mais sucesso em sua próxima churrascada.

- Aposte na variedade: As carnes bovinas estão entre as mais apreciadas pelos brasileiros quando o assunto é churrasco. Entre os cortes mais comuns estão picanha, maminha, alcatra, fraldinha, costela, filé e contrafilé. Coraçãozinho de frango, cortes de aves em geral (coxa, peito e asinhas) e embutidos como salsichas e linguiças também costumam agradar bastante, especialmente as crianças. Mas você também pode incrementar seu churrasco com carnes suínas, como pernil, paleta e costeleta, ou ainda usar carnes exóticas, como as de javali, pato e coelho. No Mercadão você encontra mais de 20 lojas especializadas em carnes, todas preparadas para atender às suas necessidades e preferências. Clique aqui para ver a relação completa de açougues.

- Cuidados no preparo: O tempero varia de acordo com o gosto e o costume local, mas usar apenas o sal grosso é o mais recomendado especialmente para carnes bovinas. No caso do fogo, o mais comum é o uso de carvão, pela praticidade e facilidade de compra, porém os churrasqueiros mais tradicionalistas defendem o uso da lenha. Existem também churrasqueiras à gás, usadas principalmente por quem não dispõe de muito espaço em casa. Pedaços de carne menores devem ser colocados no espeto, enquanto os maiores podem ser assados diretamente na grelha (no caso de bistecas grandes e filés de porco).

- Nada de pressa: Alguns tipos de carne assam mais facilmente que outros. Embutidos e carnes de aves em geral levam menos tempo para ficar prontas que costeletas de porco, por exemplo. Leve em conta também a preferência de seus convidados: alguns gostam de carnes ao ponto, outros preferem bem passada e há ainda os que são fãs das carnes mal passadas. E lembre-se: se as carnes estiverem congeladas, espere que elas descongelem totalmente - e de forma natural - antes de colocá-las na churrasqueira. Caso contrário, o calor penetrará muito lentamente na carne, retardando o tempo de preparo. E o pior: a carne ficará dura e ressecada.

- Bem acompanhado: Se quiser incrementar um pouco sua churrascada, aposte em pratos rápidos como arroz branco, farofa, maionese e salada de folhas verdes. Molhos e temperos, para serem acrescidos à carne depois de assada, também são sempre bem-vindos, assim como pães, desde o tradicional francês até os de alho, que devem ser servidos quentinhos. Queijos do tipo coalho ou mussarela de búfala também fazem sucesso na grelha. Bebidas como cerveja, refrigerante e água são itens quase que obrigatórios em um churrasco - mas cuide para que estejam sempre bem fresquinhas. Para a sobremesa, nada de muito pesado. Uma boa pedida é preparar um abacaxi grelhado, que pode ser polvilhado com açúcar e canela ou acompanhado de sorvete de creme. 

Por último, lembre-se de que um dos principais segredos de um bom churrasco é fazer tudo com muito carinho e dedicação. Bom divertimento!


Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades