Compre os ingredientes no Mercadão e deixe sua festa ainda mais gostosa!


24 de junho é Dia de São João, data comemorada em todo o país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde acontecem as maiores festas, com direito a danças, quadrilhas e espetáculos, além - é claro - de comes e bebes tradicionais desta época do ano.

Confira abaixo 10 comidas típicas (e deliciosas) de São João, que você pode fazer em casa depois de comprar os melhores ingredientes no nosso querido Mercadão! ;-)

1- Aluá: bebida refrigerante de origem indígena, feita com a fermentação de grãos de milho moídos. Em alguns lugares também se usam casca de abacaxi, raiz de gengibre, caldo de cana e suco de limão.

2- Baião-de-dois: prato preparado com arroz e feijão, de preferência o feijão-verde ou feijão novo. É frequente adicionar queijo, leite de coco ou carne-seca (charque).

3- Bolo de milho: talvez um dos mais tradicionais pratos juninos, até porque junho é o mês de colheita desse alimento aqui no Brasil.

4- Canjica: iguaria elaborada com grãos de milho, leite de vaca, manteiga, açúcar, água, leite de coco e canela.

5- Cocada: doce que, como o próprio nome indica, é feito com coco. Mas há diversas versões, como as que levam leite condensado, rapadura ou sucos de frutas. 

6-Mungunzá: doce feito de grãos de milho branco levemente triturados, cozidos em leite de coco ou de vaca, açúcar, canela em pó ou casca e cravo da Índia.

7- Paçoca: aqui não estamos falando da versão doce, que é feita de amendoim, mas sim da paçoca salgada, preparada à base de farinha de mandioca e carne seca.

8- Pamonha: iguaria preparada com milho verde triturado, temperado com açúcar ou sal, depois cozido e enrolado na palha do próprio milho ou em folha de bananeira.

9- Pé de moleque: doce consistente feito de açúcar ou rapadura com amendoim torrado.

10- Vatapá: iguaria típica da culinária afro-brasileira que tem por base pão amolecido (ou farinha de trigo ou de rosca) e é leva com camarões frescos inteiros (ou secos e moídos), com peixe ou frango. 

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades