Saiba mais sobre o Ano -Novo Judaico, que em 2019 tem início na noite deste domingo, dia 29.


Assim como acontece na comemoração de datas especiais de povos do mundo todo, a culinária desempenha um importante papel no Rosh Hashaná (ou Rosh Hashanah, como é chamado o Ano-Novo Judaico). 

Neste ano de 2019, a celebração - que marca o começo do ano 5780 pelo calendário judaico - tem início ao pôr-do-sol de domingo (29 de setembro) e se estende até anoitecer de terça-feira (1º de outubro).

Os alimentos escolhidos para a festividade podem variar de acordo com a origem e a tradição da família, mas em geral mel, maçã e romã são alguns dos ingredientes que não podem faltar.

É que eles simbolizam os votos dos judeus para o novo novo seja doce e farto. Entre as receitas típicas dessa data estão o bolo de mel, a torta de nozes e a chalá, um pão que normalmente é moldado em formato redondo e pode vir à mesa como trança ou rosca.

Durante a celebração do Ano-Novo Judaico, costuma-se evitar o consumo de alimentos azedos ou amargos. Também são proibidos animais que rastejem ou se alimentem de restos, como porcos e frutos do mar. Peixe, cordeiro e vitelo estão liberados. 

É por isso que a procura pelas carnes de cordeiro e vitelo - que são muito saborosas e bastante apreciadas pela comunidade judaica - acaba aumentando nos açougues do nosso querido Mercadão na véspera do Rosh Hashaná.

Alguns judeus, em especial da Europa Central ou Oriental, também têm o costume de preparar para a ocasião a cabeça do peixe, sinal de fertilidade e liderança. O jantar pode ainda incluir pratos salgados como as burekas (pãozinho recheado de queijo), os vareniques (uma espécie de pastel cozido com recheio de batata e cebola frita) e o gefilte fish (bolinho de carne de carpa).

No Mercadão você encontra os melhores ingredientes para celebrar o Rosh Hashaná preparando uma deliciosa receita judaica em casa. Shana Tová! (Feliz Ano-Novo!).


Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades