Para produzir 1 quilo de mel, as abelhas têm de colher o néctar de 5 milhões de flores.


Você possivelmente já ouviu dizer que o mel é um dos alimentos mais completos que existem na natureza, mas sabe por que ele leva essa fama? É que o mel possui mais de 70 substâncias essenciais ao organismo, sendo o único alimento doce que também agrega naturalmente minerais como cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, diversas vitaminas, alguns tipos de aminoácidos e quantidades consideráveis de antioxidantes.

Por essas e outras, o mel tem diversas propriedades terapêuticas. É considerado um excelente bactericida, antisséptico, tonificante, vasodilatador e até mesmo digestivo, apesar de seu alto índice de açúcar. Estudos mostram ainda que ele é um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares, da garganta, do coração e da visão. Também tem importante utilização na cosmética, principalmente na limpeza de pele e em tratamentos capilares.

De vários cores e sabores, o mel - que você encontra à venda no Mercadão - pode ser usado para adoçar leite, iogurte ou sucos ou consumido junto com cereais, pães e frutas. Também pode ser ingerido na forma de favo, o que é menos usual. Mas atenção: deve-se evitar o aquecimento excessivo do mel (seja por temperatura muito alta ou por tempo prolongado), porque isso pode causar perdas das suas propriedades nutritivas.

Mais curiosidades sobre o mel:
- 22 de maio é o dia do apicultor, profissional que cria as abelhas melíferas (produtoras de mel).
- Uma abelha melífera produz, em média, 5 gramas de mel por dia.
- Para produzir 1 quilo de mel, as abelhas têm de colher o néctar de 5 milhões de flores.
- 21 de junho é comemorado aqui no Brasil o dia nacional do mel.
- O Brasil está entre os 10 maiores produtores e exportadores de mel do mundo.

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades